Conheça os Cavaleiros do Apocalipse que destroem o relacionamento familiar

Conheça os Cavaleiros do Apocalipse que destroem o relacionamento familiar

Por Harry Fockink*

Continuando o artigo da semana passada: a crítica também é o primeiro dos famosos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, de John Gottman, usados por ele para prever o divórcio de casais com mais de 90% de precisão. Pelos estudos de Gottman, o criticismo é o mais insidioso, seguido de perto por outros três: humilhar ou constranger, ficar na defensiva (vitimismo; tender a se sentir criticado ou julgado) e, por último, mas também importante, ignorar ou desprezar o outro.

Se vale para a relação matrimonial, vale para o restante das interações familiares? Evidente que sim, pois, segundo o Dr. Stosny, a crítica será destrutiva para quaisquer relacionamentos quando:

  • For sobre a personalidade ou caráter, em vez de comportamento específico ou a premissa em questão,
  • Vier carregada de acusação ou julgamento (culpar),
  • Não enfocar a melhoria,
  • Estar fundamentada em que há apenas um “caminho certo” para fazer as coisas (o de quem critica),
  • Humilhar o outro (“Para diminuir outro, você tem que ser pequeno” – Gibran).

Ainda conforme o dr. Stosny, a crítica nos relacionamentos com pessoas próximas, no início e na maioria dos casos, se dá usando um tom de voz normal que aumenta com o tempo, formando uma espiral crescente de ressentimentos.

A pessoa criticada sente-se controlada, o que instintivamente rejeita. Isso frustra o parceiro que critica. Este então aumenta o tom de como se manifesta, piorando, no outro, a sensação da busca do controle sobre ele. E assim a relação entra em um processo vicioso cada vez pior – uma espiral negativa.

Leia a última parte deste artigo na próxima segunda-feira!

* Harry Fockink é parceiro do Agro Family Office. Especializado em psicologia empresarial, programas de qualidade, produtividade e gestão empresarial, apoia empresas familiares, ajuda na transformação de herdeiros em sucessores e participa em conselhos de administração.