Estadão: Herdeiros do agronegócio aliam tradição a avanço tecnológico

Estadão: Herdeiros do agronegócio aliam tradição a avanço tecnológico

Mô­ni­ca Sca­ra­muz­zo

Uma no­va ge­ra­ção de em­pre­sá­ri­os do cam­po co­me­ça a ga­nhar voz no se­tor que res­pon­de por um quin­to do PIB na­ci­o­nal. Além de per­pe­tu­ar o le­ga­do de pais e avós, es­se gru­po de her­dei­ros tem a mis­são de ali­ar a tra­di­ção à re­a­li­da­de tec­no­ló­gi­ca. A mai­o­ria se pre­pa­rou nas melhores uni­ver­si­da­des do País e traz na ba­ga­gem tam­bém ex­pe­ri­ên­ci­as no ex­te­ri­or.

São pro­fis­si­o­nais co­mo Ben­to Mi­nei­ro, de 29 anos. Fi­lho úni­co de um dos prin­ci­pais pe­cu­a­ris­tas pau­lis­tas, ele foi o pri­mei­ro con­vi­da­do a fa­zer par­te da ala jo­vem da cen­te­ná­ria So­ci­e­da­de Ru­ral Bra­si­lei­ra. De olho no fi­lão, ban­cos co­mo o Ra­bo­bank têm in­ten­si­fi­ca­do con­sul­to­ri­as a fa­mí­li­as com o ob­je­ti­vo de pro­fis­si­o­na­li­zar a su­ces­são no cam­po. Co­or­de­na­do­ra da área de agro­ne­gó­cio do ban­co ho­lan­dês, Fabiana Al­ves es­ti­ma que ha­ja cer­ca de 4 mil fa­mí­li­as nes­se es­pec­tro, to­das com fa­tu­ra­men­to anu­al aci­ma de R$ 10 mi­lhões.

Uma no­va ge­ra­ção de em­pre­sá­ri­os do cam­po es­tá as­su­min­do os ne­gó­ci­os de su­as fa­mí­li­as e tam­bém co­me­ça a ga­nhar voz no se­tor, des­bra­va­do nas úl­ti­mas dé­ca­das por seus pais e avós e que res­pon­de ho­je por um quin­to do PIB na­ci­o­nal. A su­ces­são familiar no agro­ne­gó­cio co­me­çou a fi­car mais es­tru­tu­ra­da nos úl­ti­mos anos e tem le­va­do de vol­ta ao cam­po uma sa­fra de her­dei­ros que se pre­pa­ra­ram nas melhores uni­ver­si­da­des do País e tra­zem na ba­ga­gem tam­bém ex­pe­ri­ên­ci­as do ex­te­ri­or.

Veja a matéria completa